quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como ensinar sobre Deus às crianças?

Antes de mais nada, já adianto que este texto não é para católicos, evangélicos, espíritas, etc. É uma reflexão para todos aqueles que acreditam em Deus e desejam criar seus filhos no caminho certo, formando adultos do bem, cheios de amor, compaixão e caridade. Para mães e pais que, como anjos que protegem e indicam a melhor direção a seguir, amam suas crianças e querem o melhor para elas. 

Sou católica e apesar de ter sido batizada e realizado a primeira comunhão e crisma, não fui criada dentro da igreja. Na verdade, o meu chamado a viver o amor de Deus e me aproximar Dele aconteceu mais ou menos há dois anos, depois de participar do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). Desta forma, depois de passar por esta experiência que transformou a minha vida e viver um encontro especial com Cristo, foi impossível guardar somente para mim tanta preciosidade. Assim, pensei em como plantar esta sementinha do amor no coração do meu pequeno Enzo. Em como começar, desde cedo, a evangelizar o meu filho.

Foi então que eu tive a oportunidade de conversar com a querida Amélia Hakme Romano, que trabalha com assessoria bíblica e há anos ensina sobre as Sagradas Escrituras em grupos de diversas comunidades. De acordo com ela, os pais são exemplos na educação religiosa de seus filhos e devem começar a evangelização desde cedo. Ela, que tem quatros filhos e sete netos, conversava com seus bebês sobre Deus quando eles ainda nem haviam chegado. "Quando eu estava grávida rezava e cantava para eles dentro da minha barriga", contou. 

Mas depois eles nascem e vem a dúvida: Como falar de Deus para as crianças? Como explicar algo tão complexo? Você acha difícil? Eu também. Mas que tal começar contando sobre uma pessoa que as ama profundamente? Conte que foi Ele quem criou o mundo, a mamãe e o papai, os animais, as árvores e o quanto Deus fica feliz ao perceber que a criança é legal com a família, boa com os amigos e feliz por ser alguém especial para todos aqueles que a conhecem. 

Para nos ajudar, a Amélia deixou, carinhosamente, algumas dicas que podem aproximar nossos filhos de Deus. Lembrando que estamos falando de crianças, portanto, tudo deve ser feito com alegria, de forma lúdica e divertida. Sem contar que você, mãe e pai, devem viver o que tentam transmitir aos seus filhos. Não se esqueçam, vocês são exemplos a serem seguidos. 

Ambiente

Você leva os seus filhos ao shopping, ao parquinho da praça e até às festas mas muitas vezes não coloca a criança em contato com um ambiente religioso. Todos os estímulos que recebemos são assimilados através de interpretação e identificação e depois são transformados em memória - são nossas lembranças. Logo, ao ouvirem as músicas, o que é falado e apresentado na igreja as crianças assimilam tudo e guardam na memória, por mais que, naquele momento, não entendam bem o que significa. Por isso é tão importante levarmos nossos filhos a lugares onde as pessoas se reúnam para o bem e em nome de Deus, pois eles aprenderão e nunca se esquecerão das coisas ouvidas e vistas lá.

Livros

Que criança não gosta de uma história? Hoje em dia existe uma diversidade de bíblias infantis. A linguagem é agradável e simples, acompanhada de belas ilustrações que prendem a atenção da criança. Uma forma divertida de ensiná-las sobre os principais personagens que ajudaram a levar a mensagem de Deus a muitos povos e sobre a vida de Jesus e como ele ajudou muitas pessoas. Em casa temos a Bíblia para Crianças, da editora Ciranda Cultural. 



Músicas

A música acalma, desenvolve a linguagem, a memória e a criatividade. Que tal unir tudo isso a ensinamentos sobre o amor, o carinho e a tantos outros sentimentos bons? Aqui vai uma lista de músicas que vão levar o seu pequeno para bem pertinho de Deus: 

  • Anjinho da Guarda
  • Mãezinha do céu
  • Ceia do amor
  • A chavinha
  • Pai Nosso
  • A festa maior
  • Brincar de roda
  • Neste altar Senhor
  • Santo, Santo, Santo é o Senhor
  • Nhoc, nhoc, nhoc
  • Sonhar com o céu
  • O maior tesouro
  • Desde a barriga da Mãezinha
  • És meu tudo
  • Por hoje não vou pecar
  • Glória a Deus nas Alturas
  • A paz
  • Ministério de Salvação
  • Cordeiro de Deus
  • Pequeno gigante


Brincadeiras

Brincando as crianças aprendem e muito! Aprendem a respeitar as diferenças e a conviver com outras pessoas. Entendem também que Deus nos fez únicos, diferentes uns dos outros, mas que nos ama da mesma forma. Realizar brincadeiras é uma maneira instrutiva de fazer os pequenos aceitarem suas diferenças e aprenderem a amá-las, assim como Deus as ama. Baixe aqui o passo a passo de algumas brincadeiras. 

Oração 

Ensine seus filhos a conversar com Deus por meio da oração. Quando pequenos talvez seja difícil para eles memorizar as orações e, cá para nós, rezar sem entender o que está dizendo não faz sentido. Então, apenas explique que eles podem fechar os olhos, abrir o coração e conversar com o papai do céu. Pedir, agradecer ou apenas contar como foi o dia. Eu fazia isso quando criança, conversava com Deus como se Ele fosse um amigo (que na verdade, Ele é). 

Para encerrar, deixo a vocês um provérbio lindo, um verdadeiro conselho de Deus: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário