A gente nunca deseja que nossos filhos sintam dor, não é mesmo? Mas em algumas situações isso será inevitável e em outras até necessária, como é o caso das vacinas. Não tem jeito, a gente sofre junto mesmo, o coração fica apertado de verdade e se pudêssemos ocuparíamos o lugar deles. No entanto, a única coisa que podemos fazer é tomar algumas atitudes para aliviar a dor no momento da vacinação. Confira cinco dicas para amenizar o sofrimento dos pequenos.
Amamente: isso mesmo, dar o peito ajuda a reduzir a dor dos bebês. O alimento, aliado ao ato de sucção e o carinho proporcionado pela mãe na amamentação permitem que a criança sinta menos incomodo. Se for difícil amamentar durante a vacinação, oferecer o peito exatamente após a aplicação da injeção também ajuda.
Solução de Glicose: estudos indicam que oferecer 2 ml de uma solução de 50% de glicose dois minutos antes do bebê tomar a vacina pode ajudar. A solução pode ser encontrada nas farmácias e dever se ingerida pelo bebê e não aplicada na pele. A solução de glicose não interfere na eficácia das vacinas.
Creme anestésico: como o próprio nome já diz, a pomada irá anestesiar o local onde a vacina será aplicada, diminuindo a dor do bebê. O creme deve ser administrado pelo menos uma hora antes da vacinação.
Coloque o bebê sentado: a forma como o bebê estiver posicionada conta muito também. As vacinas são aplicadas no músculo e se ele estiver tenso a dor é maior. Como a maioria das vacinas dadas ao bebê é na coxa, uma boa forma de relaxar a musculatura é fazer com que ele seja vacinado sentado no colo da mãe, com a perninha dobrada.
Fique calma: Eu sei que é difícil não ficar nervosa nesse momento. Mas lembre-se, a sua agitação pode transmitir ao bebê mais medo e também insegurança. Se você estiver ansiosa, a criança também estará. Fique tranquila, ofereça colo, carinho e muito amor. Não remédio melhor que isso!

Nenhum comentário:
Postar um comentário