Tá difícil realizar o desfralde ai na sua casa? Tirar a fralda do Enzo durante o dia aconteceu naturalmente, na verdade, não sei bem como foi, quando percebi ele já não usava mais. Agora a fralda noturna ainda está lá, firme, forte e cheiaaaa. Vou confessar, estou com preguiça de pegar firme durante a madrugada e colocá-lo para fazer xixi no vaso. Meu filho tem o sono leve e quando desperta não volta a dormir facilmente, ai fico com medo de levá-lo ao banheiro e ele não dormir mais.
No entanto, vou começar a pensar nisso e até já encontrei uns livros bem legais que estou querendo comprar para começar a colocar a ideia na cabecinha dele. Gostaria então, de compartilhar com vocês:
1. O que tem dentro da sua fralda?
Tá aí um clássico do desfralde, conhecido de muita gente e queridinho de muita criança – esse é um livro bem bacana para os pequenos que estão partindo das fraldas para o penico. Já falei do livro por aqui lá no início de 2013 (e depois até rolou sorteio) – é dos nossos preferidos no assunto, de longe. Não há criança que resista aos pequenos bichinhos e suas fraldas repletas de cocô, essa é a verdade – o livro é bonitinho, engraçado e bastante interativo: no caso, a interação é abrir fraldas alheias, através de divertidas abinhas. Na história, um ratinho muito do curioso e intrometido vai bisbilhotando a fralda de cada um dos seus amigos – aí é coelho, cachorro, nem o bezerro escapa da indiscrição. Todos têm a fralda suja – mas quando chega a hora do ratinho, tcha-ran! A fralda está limpinha. Os bichinhos ficam todos perplexos até entender que…ah, o ratinho já partiu pro penico. Ele mostra então seu penico repleto de cocozinhos e assim termina o livro, cada bichinho no seu penico, feliz da vida.
2. Cadê o meu penico?
Outro clássico! Livrinho mais simples, sem abas ou nada parecido, mas com uma história muito divertida e cheio de rimas e repetição. Aqui, a história é da pequena Hortênsia, garotinha apurada para ir ao banheiro – problema é que não há jeito dela encontrar o penico, que está sendo usado por todos os animais da fazenda. Eles não sabem que é um penico, chamam de “pote cocozeiro”. Então há esse belo desencontro: penico ninguém sabe o que é, mas esse pote cocozeiro…que belíssima invenção! Quando a Hortênsia não se aguenta mais mesmo e vai partir para o matinho, os bichos entram em desespero – e oferecem pra ela o tal pote cocozeiro. Um livro pra rir muito com os pequenos e deixar mais leve qualquer desfralde!
(imagem: A cigarra e a formiga)
3. Quero o meu penico
Aqui, a princesinha começa cansada da sua fralda, mas reluta um bocadinho pra usar o penico. Aí é ela se escondendo atrás do sofá pra fazer cocô, fugindo por aí. “O certo é no penico”, diz a rainha. Até um dia em que a princesinha decide que então….ela quer penico. Aí é um deus nos acuda, gente gritando pra tudo que é lado – grita o rei, a camareira, o cozinheiro, o jardineiro, todos correndo esbaforidos atrás do penico da princesinha. Quando o penico finalmente chega…é tarde demais. Tá aí, outra coisa que acontece (e muito): acidentes no trajeto fralda-penico. Um jeito bacana da criançada se sentir confortável com eles é assim, vendo que acontece mesmo, com todo mundo – inclusive com as princesinhas.
Que tal contar com a ajuda de histórias e personagens super legais para vencer mais esta etapa? Além de mais tranquilo, o momento também será divertido! Ah! A descrição dos livros eu encontrei no blog A cigarra e a Formiga.
Beijos!



Nenhum comentário:
Postar um comentário